terça-feira, 22 de agosto de 2017

A Excelência dos Correios, Marcelo "Boberinha"



Quando fui convidado a falar sobre o primeiro pico de skate do Recife, conhecido como “Correios”, confesso que fiquei bastante emocionado. Naquele pequeno pedaço de chão, eu pude viver alguns dos melhores momentos da minha vida. Também não poderia falar sobre este tema sem contar um pouco da historia, pois foi lá onde tudo começou...

Em 1986, enquanto passeava pela Av. Guararapes, no centro do Recife, próximo a agência central do Correios, passei em frente a uma banca de revistas e fiquei paralisado ao ver uma revista que tinha na capa um cara “voando com um skate nos pés”. Era simplesmente a segunda edição da revista YEAH SKATE, que trazia na manchete: “O skate invade as ruas” Na fotografia de Daniel Bourqui, autor da foto, um skatista carioca chamado César Portuga, saltava sobre uma escadaria na cidade do Rio de Janeiro.

Sem pensar duas vezes, comprei aquela revista e corri para casa a fim de mostrar ao meu primeiro parceiro de skate, Flávio Guabiru, que até então era apenas um simpatizante assim como eu.
Começamos a tentar descobrir como seria possível aquelas fotos, pois nunca tinha visto algo parecido em cima de um skate. Essa busca nos levou a descobrir o primeiro “half pipe” de Recife que ficava em frente a uma loja chamada “Drops”, no bairro de Boa Viagem. Não era bem um half pipe, na verdade eram duas rampas, uma de fibra de vidro com 2m de altura e outra de madeira com 2,40m, separadas por um piso de cimento.

Numa ensolarada tarde de Domingo, decidimos ir até a Drops pra ver o que rolava, de repente, surgiu uma galera muito punk, com skates embaixo do braço e umas roupas esquisitas, alem  daqueles equipamentos de proteção que cheirava a xulé brabo! Naquele momento mágico, tive a honra de conhecer uns dos primeiros skatistas de Pernambuco, meu Mestre Júlio Marques,  Jorge Marques, Marinho, Monte, Flávio Manequim e outros caras que protagonizarão o começo desta história.

Até então “street skate” não existia pra nós, apenas o vertical era realidade. Um certo dia, Júlio Marques nos convidou para assistir um vídeo gringo só sobre skate, que um amigo havia trazido da América. Esse vídeo se chamava “The Bones Brigade Video Show”, foi o primeiro vídeo de skate do mundo, que havia sido lançado em 1984, ou seja a mais de 10 anos antes daquela data. A partir daquele  momento nossa visão sobre skate mudou completamente, ao ver o Lance Moutain esboçando algumas manobras na rua. Dai em diante, começou a verdadeira “febre”, de um simples esporte a um estilo de vida que ganhava as ruas da cidade.

Mais vídeos gringos foram surgindo numa velocidade maior, proporcional a nossa evolução no street skate. Eu e o meu amigo Flávio Guabiru, nos tornamos os primeiros “streeteiros” de nossa cidade. Porém a busca passou a ser por picos de skate do tipo que a gente via nos vídeos. Foi então que surgiu os “Correios” que na verdade era um calçada as margens do rio Capibaribe, esquina com a ponte Duarte Coelho na Rua do Sol, em frente ao prédio sede do Correios, por isso o nome do pico.

Começamos a frequentar a calçada que tinha uma arquitetura bem peculiar e muito interessante para manobras de street skate. Naquele local havia uma espécie de banco com paredes inclinadas com  uns 60º, com bordas de cimento liso que se estendia por toda a área, parte reto e parte em meia lua e entre o espaço em meia lua, vários  bancos duplos e triplos com forma cilíndricas de diversas alturas, 25, 40, 50 e 70cm, era um verdadeiro “skate park”.

Bem ao lado, ficava um terminal de varias linhas de ônibus. Não demorou muito pra surgir vários skatistas de vários bairros do Grande Recife. A cada semana apareciam novos adeptos, e o skate começou a se espalhar por vários picos no centro da cidade. Eu até me arrisco a dizer que, “Os Correios foi o mais importante pico de skate do Nordeste”, pois, nunca em nenhum outro lugar, aconteceu um fenômeno igual que serviu como referência para vários skatistas do Norte e Nordeste, e o famoso pico, passou a ser um ponto turístico do skateboard, que atraía muitos adeptos de diversas partes do Brasil.

Naquele pequeno espaço, foram revelados grandes nomes do skate pernambucano, vou citar alguns deles, pois a lista é grande! Entre os primeiros e mais marcantes da época estão: Flávio Guabiru, Lobão, Abi, Patrício, André Tripa, Gaudio Morcegão, Duda Trindade, Luis Tattoo, André Fly, Og de Souza, Neto Ozzy, Sergio China, Franja, Rafael Bufa, Leo Punk, Saulo Doido, Henrique Brayner, Geovane Galo, Alexandre Cupim, Felipe Pazini, Noryuki, Andrey, Irton Silva Batman, Marcos Capacete, Baygon, Josa, Alex Punk, Alexandre Bode, Lau, Adriano Maraca, Adriano Caldas, Elanio Sena Moreno (fotógrafo oficial da galera) e muitos outros que por lá passaram em algum momento da história.

A “época de ouro” do skate pernambucano deixou muitas saudades; Das margens do Capibaribe, que me levou a muitos outros lugares de todo o Brasil, daquele sentimento de liberdade e fraternidade que emanava no ar, dos amigos que já se foram e de todos que permanecem entre nós.   

Deixo aqui um forte e imenso abraço a todos os skatistas da velha e da nova geração.

SKATEBOARDING 4 EVER!

Marcelo Agra.

13 comentários:

  1. Excelente texto para uma incrível história. No que tange aos Correios era uma intervenção social, a cidade sendo aproveitada. Lá Marcelo não andava...e sim se apresentava. Os Correios parava para Bobeirinha. Era comum se escutar a boca miúda "é esse aí que Marcelo Bobeirinha", um profissional entre nós. A beira do Capibaribe houver esqueitistas extraordinários,contudo Marcelo Agra Bobeirinha foi a maior atração dos Correios!!!

    LAU

    ResponderExcluir
  2. Cabra bom !!! Vez ou outra a gente se esbarra por aeeee... Só falta aparecer na geriátrica para tornar isso uma constante para todos. "Simbora maguelagem..." Vamos para as farras !!! Abração my brow !!

    ResponderExcluir
  3. Quando vai ter homenagem pra Bob lagoa?

    ResponderExcluir
  4. Essa figura me inspirou muito nos tempos antigos, gostava quando passava o comercial com Boberinha descendo de ollie de uma parada de ônibus, num lembro bem mais acho que era comercial da Kawai isso nos anos 80s, irado, Parabéns A todos envolvidos. sk8naveia.

    ResponderExcluir
  5. André Copino / Recife Skate e Ação23 de agosto de 2017 às 18:30

    Lembrei da foto na Av Boa Viagem, um campeonato da Seaway que pegaram a minha rampa ( ver foto) e esqueceram de devolver.
    Kkkkk!

    ResponderExcluir
  6. Este daí é o Mestre!
    Por volta de 1990, eu (João Neto), Nênê e Henrique Brayner éramos os locais de BV. Três pirraias que, por vezes, iam andar nos Correios escondidos da família. Era uma aventura que fazíamos de vez em quando. Antes de partirmos, a questão sempre era a mesma: será que Marcelo Boberinha (Agra) vai tá por lá? O cara era uma espécie de lenda para gente. Um super-heroi. Lembro muito bem do drop da parada de ônibus na propaganda da Kauwai (aliás, essas imagens ainda existem?).
    João Neto

    ResponderExcluir
  7. Um grande Salve a Boberinha, Júlio Maques e tantos outros não menos importante para o skate dos malungos de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe etc. de todo estado.

    ResponderExcluir
  8. O velho magra so quem viu viu, Correios escolinha do street de Recife.... o magra líder da equipe ecka!!! Tempo bom du caralhoooooooo.....eu tava la esse tempo. (netto ozzy, catita, monstrinho, cêro, lapa de doido, dentre outros apelidos) skate na veia, skate or Die! skate forever.... salve salve skate Family

    ResponderExcluir
  9. porra, passou um filme na minha cabeça agora!, que tempo bom que não volta mais, o melhor foi depois de tantos anos depois, ainda tive oportunidade de esta um pouco junto com o agora careca, M Agra, por onde tu estais agora Marcelo?

    ResponderExcluir
  10. Cheguei nós Correios com vergonha de andar pois tinha 11 anos chegando lá me deparei com Marcelo Agra ,Morcegão,oh de Souza e Josa a primeira coisa que Jean Pequeno me falou foi Mario olha esse é Marcelo Agra Bobeirinha ,cara ele era a atração principal não tirava meus olhos no primeiro profissional na categoria Street no skate no pico dos correios do Recife ,foi uma onrra poder ter andado do lado desse Ícone do nosso Skate no nordeste ,para gente que saíamos escondidos na aventura para ver essa galera Mágica no skate foi muito massa além deles serem praticamente nossos supererois kkkkkkk agente tudo novo,na época eles nos receberam muito bem nos dando oportunidade de andar como iniciantes de boa ao lado deles,isso para mim foi um grande sonho em minha vida que jamais me esquecerei

    ResponderExcluir
  11. Tive o prazer de andar nesse pico quando ainda era muito movimentado, e também o prazer de conhecer o Marcelo , quando ainda existia o pico da pracinha lá em Bv perto do Bompreço, lembro como hoje o Marcelo tava com um Landau , kkkkk o primeiro que eu vi na vida, nessa época eu tinha 11anos !!!

    ResponderExcluir
  12. Máximo respeito a Marcelo Agra Sk8Life

    ResponderExcluir
  13. Os tempos marcaram todo o tempo atual do Skate no Recife, todos nós criamos montamos movimentamos e fizemos acontecer vocês são minha família minha maior alegria de poder estar aqui hoje comentando parabéns pra todos skate sempre
    Flávio Manequin

    ResponderExcluir