quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Uma Sessão de Atitude...União de Gerações

No ultimo final de semana, rolou mais uma Sessão Geriátrica de skate. Após a edição de julho ter sido realizada em Prazeres, o encontro de gerações voltou a ser feito na Zona Norte, mais precisamente no Parque Santana.
Nesta edição resolvemos usar o espirito de união existente no skate, juntamos a Sessão Geriátrica e a Santana Crew, uma galera que já vinha fazendo intervenções positivas no skatepark, arrecadando verba e material com os skatistas para a construção de novos obstáculos no local. A ideia foi tão bem recebida pelos skatistas, que dias antes da Sessão, já tinha gente querendo ajudar de alguma forma, mesmo sem nem saber onde fica o Parque Santana,. Então a galera do Santana Crew colocou a mão na massa, usou o cartão de crédito e comprou o material pra construir um palquinho com borda dos dois lados. No domingo, quando os caras foram colocar o obstáculo no lugar, já começa a primeiro bronca, um Guarda Municipal a paisana chega e diz que não pode colocar um obstáculo naquele local, pois algumas crianças podem cair de cima dele e se machucar (Como assim?). Conversa vai e conversa vem, os caras cimentam o palco na pista mesmo assim, eis que os Guardas chamam o diretor responsável pelo parque, que reafirma que realmente não existia autorização pra colocação do obstáculo. Agora pasme, o diretor disse que o outro caixote e os trilhos que tinha ali, tudo bem, pois foram colocado pela Prefeitura (Como assim)2,aqueles outros obstáculos também foram colocados na pista pela galera do Santana Crew.
Chega o feriado de sete de setembro, a Sessão Geriátrica começa com o skatepark cheio de amigos de várias gerações do skate Pernambucano.  O obstáculo ainda estava na pista, bom sinal, a administração enxergou que a galera só queria a melhoria do local. Todo mundo aprovou o novo palquinho, teve hora que ficou difícil tirar manobra nele, tamanha quantidade de skatistas usando o novo brinquedo da pista. Chegava a hora de arrecadar a grana dos skatistas. Nem precisou cobrar, de cinco em cinco minutos chegava um e “toma aí minha contribuição”, contribuiu até quem não anda de skate, pois se sensibilizou com a atitude dos skatistas em realizar benfeitorias no espaço público que eles utilizam. A arrecadação passou dos 250 reais, conseguindo cobrir os custos do obstáculo e sobrar pra construção de outros.

Gostaria de agradecer a todos que mostraram mais uma vez que o skate é feito de união, pois desta forma somos mais fortes e podemos lutar por algo, seja mudando a visão preconceituosa que alguns ainda têm sobre a gente, seja na construção de um obstáculo ou organizando um simples encontro cheio de atitude e skateboard.   

Teve custo, mas um grande beneficio 

Santana Crew colocando a mão na massa literalmente

O santana crew colocando o perigoso palco na pista 

Victor Bob brincando de manual no Palco...Cuidado Bob, tu pode cair

Lau mandando um Ollie embaçado nas transições Snake

Diversão para todas as idades

Os Yellowhouses reunidos

André Fly representando a velha escola do skate Olindense

A Sessão Geriátrica tem de tudo

De 5 a 50 anos, todos se divertiram durante a Sessão

Bush - Frontside Nosegrind

Sorriso no rosto e skate no pé, esse era o lema

Victor Bob e seu Flipão de parar a Sessão

Uma sessão de amigos

Well Gordo - Frontside Boneless

O pique nique de sempre embaixo da árvore 

Dinheiro de uma mobilização 100% skateboard

Nota de repúdio: No dia seguinte, a direção do Parque mandou retirar o perigosíssimo palco do lugar, sem aviso prévio, já que no dia da Sessão Geriátrica os mesmos foram no local e viram que ele estava sendo muito bem utilizado. Agora é procurar nossos direitos e tentar rever o NOSSO caixote de volta, já que ninguém da Prefeitura ou da direção do parque colocou um real para contribuir, pelo contrario, divulgou ou máximo que pôde o nosso trabalho. Mas juntos somos fortes, a família é grande e unida, não vamos parar de buscar melhorias para o skate

Um comentário:

  1. Sem palavras pra descrever essa sessão geriátrica de independência. O espírito era realmente de emancipação do poder público, de união entre nós. Eles viram a quantidade e diversidade de estilos e faixa etária. Nosso recado foi dado, eles não são bestas a ponto de nos ignorar agora. Conseguimos a reunião e vamos cobrar. Ah, se vamos!

    Santana crew agradece imensamente a cada pessoa que acredita que a nossa luta é sua luta também. E espera que esses episódios sirvam para incentivar cada um que se sente lesado pelo poder público a se unir e agir!

    ResponderExcluir