sexta-feira, 30 de março de 2012

Campeonato Skate Olinda - 1ª Etapa

Neste final de semana, dia 31 de março e 1º de abril, acontece à primeira etapa do Skate Olinda. O Campeonato acontecerá no Oyama Skate Park (Quadra do Quartel da PE), localizada na beira mar da praia de Olinda.

As disputas serão na modalidade Street, com categorias Mirim, Feminino, iniciante acontecendo no sábado 31 e Amador Open no domingo 01 de abril. O Campeonato começa a partir das 14h00 e as inscrições serão feitas no local.

sábado, 24 de março de 2012

Vídeo da nossa visita à ESCAPE (Escolinha de Skate Cidadania e Arte de Pernambuco)

Está no ar o vídeo da visita que fizemos à ESCAPE (Escolinha de Skate Cidadania e Arte de Pernambuco), nos poucos minutos mostrados no vídeo, da para se ter uma pequena ideia do trabalho que os educadores fazem por lá, ensinando bem mais que skate a criançada.
Assistam, comentem e compartilhem... Se quiser colar no local para ajudar ou simplesmente dar um rolê com a garotada, é só chegar, a escolinha funciona todo domingo de 14h às 17h no bairro do Ibura !!!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma bela homenagem feita por skatistas... Para um eterno skatista !!!

Homenagem, prova de respeito, admiração, veneração... Todas essas definições foram vistas na Praça Duque de Caxias, ou melhor, no Oyama Skatepark no ultimo domingo. Os skatistas de Olinda conseguiram reunir a família Skateboard em peso, para prestar uma grande e solene homenagem ao eterno amigo/namorado/irmão/skatista Oyama Barretto, que nos deixou recentemente para dar um rolê no andar de cima.

No local estava à mãe, avó, namorada e skatistas de diferentes cidades, muita gente fez questão chegar cedo, para curtir aquele, que seria um dia também de festa, já que era isso que o homenageado queria de verdade, o lugar cheio de boas pessoas se confraternizando. Alguns se emocionaram, outros sorriram com as histórias engraçadas da trajetória do menino gordinho e cabeludo que insistia em andar de skate em lugares diferentes, mas que adotou aquela Praça em Olinda como se fosse sua. Nada melhor do que colocar seu nome gravado no local, que independente do título, sempre será lembrado como o pico de Oyama !!!

















Fotos : Thiago Gouvêa, Júlio Detefon, Henrique HC
Captação e edição de vídeo : Adalberto Oliveira


quinta-feira, 22 de março de 2012

FLH Skateboard apresenta: SHAPE AND DECK


No próximo domingo, 25 de março, a marca FLH Skateboard apresenta Shape and Deck, evento que será realizado na cidade de Fortaleza no Ceará. Os skatistas que participarem do campeonato irão competir no solo, caixote e corrimão, os três primeiros colocados ganharão dez, seis e quatro shapes, respectivamente.

A inscrição custa R$ 50 reais no local, abertas para todas as categorias e com direito a alojamento grátis.

sábado, 17 de março de 2012

Domingo dia 18 de Março... Grande homenagem ao skatista Oyama Barretto !!!


Nesta segunda-feira (12) , Recife e Olinda festejavam mais um aniversário, enchendo suas ruas de orgulho e alegria. Entre nós, o orgulho estava presente, mas a alegria deu lugar a uma tristeza que não se pode medir: Oyama Barretto nos deixava, vítima de dengue hemorrágica, vítima de um serviço de saúde mal estruturado, vítima de quase 500 anos de descaso.
Após ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Oyama foi medicado e recebeu alta, vindo a falacer poucas horas depois.
Olinda, ao comemorar 477 anos, chorava a perda de um filho que aos 20 já havia feito história na cidade; skatista, o jovem havia transformado a Pça. Duque de Caxias, na orla de Bairro Novo, em um point frequentado por adeptos do esporte vindos das mais diversos bairros de Recife e da Região Metropolitana, “o Pico da Orla”.
No próximo domingo (18), às 14h, estaremos homenageando-o e escrevendo seu nome na história do skate pernambucano, o local passará a ser chamado “Pico Oyama Barretto”, compareça de branco e divida conosco o prazer em reconhecer o valor de um dos nossos maiores amigos.

Texto de Mariana Lira

Serviço: Pça. Duque de Caxias, Bairro Novo.
Em frente ao antigo quartel da PE.
Domingo, 18/03/2012 às 14h.



Adesivo feito por Joel

Guga homenageando Oyama junto com os locais do Pico da Orla ou melhor Pico Oyama


Desenho feito pelo skatista Higor Wolverine


Sejam bem vindos ao Oyama Skatepark em Olinda

Em memoria de Oyama Barreto



Homenagem em vídeo feita por Henrique HC

sexta-feira, 16 de março de 2012

Começa o Circuito Skate nas Praças em João Pessoa/PB


O Circuito Skate nas Praças é um evento criado pela SEJER através da coordenação de esportes radicais, voltado para fomentar e fortalecer a prática do skate na Cidade de João Pessoa, promovendo o intercambio entre os bairros da cidade criando uma integração social com base no esporte e lazer.
Além de promover o esporte o Circuito irá revelar novos talentos renovando o cenário local valorizando o skatista da terra. Esse projeto de início contemplará 5 Praças, e irá se expandir para todas as áreas com pista de skate de João Pessoa.
A idéia deste evento surgiu com a demanda do município, que hoje representa a capital do nordeste com mais equipamentos para esse segmento, dai a necessidade de movimentar esses espaços, que além de pista de Skate são Praças com uma vasta área de lazer para a população.

Inscrições: R$ 10,00
premiação: 1° ao 3° lugar
Local: Praça Coqueiral (Mangabeira)
Data: 17/03/2012
Horário: 15h00



quinta-feira, 15 de março de 2012

Rifa-se uma ideia...E o skate é que sai ganhando!

Um skate no pé e uma ideia na cabeça, foi juntando essas atitudes que o skatista André Fly de Olinda conseguiu conscientizar e mostrar para as pessoas envolvidas com o skate, a necessidade de construção e manutenção dos obstáculos, sejam eles de madeira ou alvenaria, estejam eles em picos ou pistas.

Fly bolou uma rifa intitulada POR AMOR AO SKATE, essa rifa (vendida por cinco reais) tem a finalidade de angariar fundos para construção de um novo obstáculo, que será entregue dia 22 de abril no Pico do Quartel da PE em Olinda. Pico esse, que a cada dia fica mais famoso, com matérias em Blogs e Programas de TV, sempre destacando a força de vontade dos skatistas locais.

É com ideias simples e verdadeiras, como essa de André Fly, que se consegue agitar e fortalecer uma cena, pois imagine você, gastar (ou investir) cinco reais numa rifa, ajudar a melhorar um pico de skate e ainda correr o risco de levar para casa um Kit com shape, roupas e acessórios. Achou bom? Então corra já para adquirir a sua, a rifa esta sendo vendida pelos skatistas de Olinda ou no Pico da Quadra do Quartel da PE.


Agradecimentos especiais : André Fly pela atitude, Blog Skate Olinda, Sugestive, Myllys, Periferia, Costamar, Wasted, Ripple, Picos e Pistas, Sofs, Onedrop, Skate sempre.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ufa! Finalmente saiu o vídeo Oficial da CONskate 2011 !!!

Após uma longa espera de três meses, um cartão de memória queimado e várias edições, finalmente está no ar o vídeo da CONskate 2011 (confraternização do Skate Pernambucano). A festa aconteceu no final do ano passado e reuniu muitos amigos, no dia teve banda de Hardcore tocando ao vivo, rodas de pogo, uma batalha de MC’s hilária e aquele clima de confraternização que já rola o ano todo em qualquer evento de skate que aconteça no estado.

Apesar de ser um vídeo de uma festa, a abertura tem uma pequena homenagem, a um grande irmão muito querido da família skateboard e que infelizmente nos deixou recentemente. Sei que ele, onde estiver, vai gostar de saber que sempre nos lembraremos dele, em conversas, eventos, sessões e tudo que envolver skate e a família que foi formada... Vai na fé Oyama, obrigado por ter feito parte (mesmo que por pouco tempo) das nossas vidas !!!


terça-feira, 13 de março de 2012

Os Skates da Escolinha foram encontrados - Mas ajuda é sempre bem-vida !!! !!!

Confesso que nem eu sabia que iria escrever essa continuação em tão pouco tempo. Mas eu tinha certeza de que iria escrevê-la. Pois bem. Após relatar na sexta-feira o roubo dos skates da escolinha, recebi aqui muitas manifestações de apoio, tanto de skatistas como de amigos não necessariamente ligados ao skate, mas que conhecem e entendem o nosso trabalho. Isso nos fortaleceu bastante e ajudou a manter a esperança e o foco na missão. Pudemos ver que de fato não estamos só, e que essa corrente ultrapassa as nossas fronteiras. Rio de Janeiro, POA – RS, são alguns exemplos de lugares onde a notícia chegou e moveu forças do que eu chamo de #skatefamilynobrasa. Agradeço de coração. Nós da ESCAPE – Escola de Skate Cidadania e Arte de PE agradecemos.

Quanto so skates, posso dizer que alguns alunos da escola onde funciona o projeto (não alunos da escolinha), durante o horário de aula, teve a brilhante ideia de serrar o cadeado da nossa sala, e pegar os skates, e ainda saíram dando pra outros moleques. O vigia viu alguns passando pela quadra, cada um com um, mas achou muito natural, e até imaginou que eu ou algum dos monitores estivesse lá, por isso não desconfiou de nada. Depois constataram o arrombamento porque a sala do diretor de esportes, que fica ao lado da nossa, também foi arrombada. No sábado fomos da uma geral na sala e ver como estavam os obstáculos colocar outro cadeado. Ai um de nossos monitores, Dando, viu um skate atrás da quadra, provavelmente algum que se arrependeu ou pai mandou devolver. Nesse skate já um nome pintado na lixa, e através desse nome chegamos nos outros. Não foi fácil, já estavam todos espalhados pelo Ibura. Três Carneiros de baixo, de cima, Lagoa, UR-01, UR-02, UR-12, Monte Verde, enfim. Começamos às 15h e terminamos por volta das 22h. Em lugares pouco frequentados do nosso bairro, alguns um pouco arriscado, mas a fé em Deus fez com que a gente nem percebesse isso.
Mas a grande lição de tudo isso. Além é claro, de valorizar o pouco que conseguimos com muita dificuldade, foi se aproximar da realidade dos nossos alunos. Nenhum dos que estavam com os skates eram nossos alunos, é bom frisar. Mas a realidade é a mesma. E nos aproximar dessas famílias, ver alguns pais devolvendo os skates sem saber sequer que eles estavam em casa, envergonhados, pedindo perdão por seus, filhos, mães chorando, dizendo que passam o dia fora e não tem como dar atenção a eles, nos fez ver uma realidade diferente e olhar para os nosso alunos (já no dia seguinte) com um olhar diferente. E nos fez ver o tamanho da nossa responsabilidade, maior do que imaginávamos. Todos eles foram convidados a participar da escolinha e demos a garantia que vão ser muito bem tratados e que o que aconteceu fique apenas de lição. Pra eles, e pra todos nós.
Mais uma vez agradeço a todos dessa grande família. Ainda precisamos de ajuda. Já não tem tanta urgência é claro. Mas algumas lixas, shapes e rolamentos foram danificados, andaram na chuva e vamos ter que trocar. O importante é que o trabalho continua, e como eu sempre digo. Se quiser chegar, é sempre bem vindo. Pode pá!!!
ESCAPE – Escola de Skate Cidadania e Arte de Pernambuco

Edgar Azevedo Skatista/ Colaborador-Monitor
Contato – Edgarnordeste@hotmail.com
Fone – 8612-8709


A Picos e Pistas, fica muito contente com a noticia e lembra aos que demonstraram interesse em ajudar, que luta dos skatistas/educadores para manter a Escolinha de Skate Cidadania e Arte de Pernambuco vai sempre existir. Quem quiser contribuir com peças ou qualquer outro tipo de ajudar é só entrar em contato com Edgar Azevedo, Tacilho ou Adelmom, garanto que eles vão agradecer e muito qualquer contribuição dada de coração !!!

sábado, 10 de março de 2012

Roubaram nossos skates... Mas não podem roubar nosso sonho !!!


Palavras do skatista e educador da nossa escolinha, Tacilho França ao receber a triste notícia de que nossos treze skates foram roubados. Isso mesmo!
Tacilho estava próximo à sua casa, quando o pequeno “Guiga” se aproximou e indagou: “Poxa professor. Domingo nem vai ter né? Roubaram os skates.” Tacilho estranhou e perguntou: “Como assim”. Nosso aluno disse que tava maior confusão lá na escola que tinham levado todos os skates. Cilho foi correndo pra lá e encontrou o cadeado quebrado e a porta aberta e deu por falta dos nossos treze skates, a frente do nosso som (que não terá utilidade, porque o som mesmo ficou na caixa), uma caixinha de contribuição com uns trocados, e pasmem... Todas as fichas cadastrais dos nossos alunos, com nome endereço, telefone e foto.
Claro que é difícil conter a emoção ao escrever e descrever esse fato. Pois logo vem a mente a luta pra conseguir este espaço, a dificuldade de conseguir esses skates, a confiança dos pais e da comunidade sendo conquistada gradativamente. Cada passo que tivemos que dar. Mas a luta continua. E como diria Emicida: “Eu sei que há quem dedique dias pra nos ver cair”. Pois é. Em vão. Pois o que nos move é maior do que o que tenta nos parar. E mais, skate é família. Não estamos sozinhos, nunca estivemos, somos todos os elos de uma grande corrente. Isso não é um atraso, não vamos voltar à estaca zero. Não vamos começar de novo. Vamos seguir e continuar, isso faz parte do processo de crescimento. Conto com você skatista nessa luta. Quem conhece nosso trabalho sabe que esses skates não são apenas instrumentos para prática do esporte, mas instrumentos de transformação social e educação. Skate sempre!!!
Ass: Edgar Azevedo

Em janeiro deste ano tivemos o privilegio de participar de umas das aulas, que terminou rendendo uma das matérias mais comentadas no nosso blog... http://www.picosepistas.blogspot.com/2012/01/escolinha-de-skate-escapedo-esporte-ao.html, no dia da visita saímos do local com sorriso no rosto e com a certeza de que naquela escolinha, a vontade de ajudar o próximo e ensinar o bem, rompe todas as barreiras financeiras, ali o skate é propagado da melhor forma... Por amor.

Vamos fazer o possível para ajudar a ESCAPE, espero contar com todos os parceiros da Picos e Pistas nessa atitude.

Nós da Picos e Pistas ficamos muito tristes com a notícia, pois sempre admiramos o trabalho dos educadores da ESCAPE (Escolinha de Skate Cidadania e Arte de Pernambuco).



quarta-feira, 7 de março de 2012

Domingo de diversão e muita velocidade, no Push Race Recife !!!

No último domingo, quatro de março, as ruas e pontes do Recife foram palco de uma corrida em quatro rodas, mas não do jeito que alguns podem estar pensando, com roncos de motores e carros passando em alta velocidade, os carros que participaram dessa corrida eram bem menores e tinham como motor, força nas pernas e resistência. Eram os Skatistas e seus Longboards que se misturaram com as belas paisagens dos cartões postais do Recife, na disputa do 1º Push Race Recife – Corrida de skate. Uma corrida que teve sua largada e chegada na rua da Aurora e itinerário passando pela Ponte Limoeiro, Prefeitura do Recife, seguindo pela Av. Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, passando ao lado da Praça da Republica e por fim atravessando a Ponte Santa Isabel.

O evento contou com boa estrutura e organização, teve uma premiação recheada e grande numero de participantes, que variavam entre seis e 53 anos, além de contar com figurinhas bastante conhecidas do skate e empresários do ramo.

O que se viu em todo o evento, é que o skate, independente de qual seja a modalidade em disputa, consegue agregar valores pouco vistos em outros esportes, levantando a bandeira da seriedade e respeito ao próximo. Essa manhã de domingo na Rua da Aurora, ficou marcada na memória de amigos, filhos e esposas, que puderam conhecer um pouco do nosso estilo de vida, se divertindo ao lado da grande família que é a Skateboard !!!


Bonitos troféus do Primeiro Push Race Recife


Lau chegando, treinando e posando para foto


Foi fácil ver família inteiras na torcida


A turma do Longboard Pernambuco compareceu em peso no Evento


Os senhores Picos e Pistas...Henrique e Riscadinho apareceram no Evento

As inscrições Master

As inscrições Femininas



Altas figuraças do skate deram as caras no Push Race

O Push Race Recife reuniu skatistas de diversas épocas


Lau o atleta que representou o Picos e Pistas na corrida


No corrida tinha João de seis anos e Wilson de Cinquenta de três

Os skatistas se preparando para a largada

Chega hora da Largada
E é dada a largada

O competidores descendo a Ponte Limoeiro

Lau, Bruno e outros competidores na Av Cais do Apolo

Saulo no Push para chegar em Segundo lugar na categoria Master


Longboarders atravessando a Ponte Buarque de Macedo

Chegada Categoria Feminino

Bruno organizador do Evento cruzando a linha de chegada

Felipe Barroco o primeiro colocado, descansando depois de uma ótima corrida

Pódio Open

1. Felipe Barroco

2. Carlos Frederico

3. Carlos Leonardo

4. Thássio Reis



Pódio Feminino

1. Maria de Lurdes

2. Annelise

3. Paulina Albuquerque

4. Julia Santiago


Pódio Master
1. Nivaldo Firmino

2. Saulo Neves

3. Aldo Fernandes

4. Plinio Stanle



Saulo antes e depois da Corrida


Foto Clássica no final do evento


Marcas que patrocinaram e apoiaram o evento